segunda-feira, maio 23, 2005

Ganhamos?

É com um misto de incredulidade e, confesso, algum humor (vulgo, gozo) que ouço adeptos ferrenhos dos mais variados clubes a dizer "Ganhamos!!" quando o clube a que pertencem vence algum jogo. Quando é que se convencem que... como poderei dizer isto de um modo suave?

Os jogadores ganharam... os adeptos apenas assistiram!!

É tão bom estar sentadinho refastelado, muitas vezes no aconchego do lar, e depois dizer "Ganhamos!!" quando apenas uma pequena equipa realmente suou as estopinhas e se esfalfou para vencer.
Não posso ser injusto... os adeptos também se esforçam. Músculos retesados, coração aos pulos, suor a escorrer em bica a cada situação de perigo ou jogada mais perigosa. Também fazem o sacrifício(?) de, em pleno verão, saírem de casa com gorros e cachecóis. Expõem-se aos adeptos adversários que, pelo simples facto de pertencerem à facção clubística oposta, são capazes de lhes dar uma tareia de caixão-à-cova.
Mas, convenhamos, algum destes "esforços" contribuem em algo para a vitória da equipa? Não, meus senhores e minhas senhoras. Nada. Mas, do mesmo modo que até os analfabetos dizem de boca cheia que "TEMOS UM PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA PORTUGUÊS", é tão fácil assimilar a vitória de outrem para nós próprios, desde que esse outrem tenha uma qualquer relação ou ligação, mesmo que mínima, connosco.

Prevejo que, neste blog, muito haverá para falar nesta ridícula "doença" que é o fervor clubístico ;-)

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

eu realmente costumo dizer muito isso do ganhamos, mas pronto, eu sei k n fui k ganhei até porque quando os meus amgios de outros clubes gozam comigo e me dizem "perdeste" eu respond tipo: "eu não perdi nada, quem perdeu foi a equipa, o problema é deles"...

de qualquer foram, eu não faço aprte desses adeptos que não veem mais nada a frente, sou uma simples pessoa com preferência num clube. se a minha equipa ganhar, óptimo, se perder, paciência, como já disse, o problema é deles.

1:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tá certo... Mas... E o que seria dos clubes sem os adeptos...

Se virmos bem... faz sentido tal afirmação... Afinal... não há um sem o outro... ;)

1:48 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home