quinta-feira, janeiro 06, 2011

PowerBalance = Fraude ???

Nestes últimos tempos (primeiros dias de janeiro de 2011) uma das notícias que mais se multiplica na internet – particularmente nas mais conhecidas redes sociais – é que a PowerBalance (nas suas várias encarnações, sendo a mais conhecida, as pulseiras) é uma fraude.
Sendo eu um "cliente" da PowerBalance (comprei uma pulseira em meados de 2010), quis ir ver eu próprio a notícia ao site da PowerBalance.
O que li lá é que a companhia que comercializa a pulseira PowerBalance confessa não haver nenhuma base científica para justificar o funcionamento da dita pulseira. Pessoalmente, devo afirmar que a explicação dada pela companhia para o funcionamento da pulseira sempre me pareceu "bullshit", muito palavreado pseudo-técnico, assim ao estilo da cantilena dos mecânicos nas oficinas ao tentar justificar o porquê de tantas reparações não solicitadas pelos clientes.
O que a PowerBalance (PB a partir de agora, por uma questão de brevidade) fazia e que se pode considerar fraude era anunciar o modo de funcionamento do produto referindo bases semi-científicas. Este tipo de fraude é conhecido como publicidade enganosa e sim, é punível por lei. E esta é a ÚNICA FRAUDE cometida pela PB.
No entanto está toda a gente a dizer que as próprias pulseiras são uma fraude. Estão a confundir a parte pelo todo. E não são só os utilizadores das redes sociais que estão a cometer este erro crasso. São também os sites noticiosos.
Mas, como nunca fui de "emprenhar pelos ouvidos", o que me interessa são resultados, produtos que eu possa testar, medir, comparar, analisar.
E a pulseira PowerBalance dá para fazer tudo isso. Começo por explicar como conheci esse produto e o que é que me levou a querer comprá-lo.

Um ex-colega meu sofreu um acidente de mota no qual partiu uma clavícula. Vi-o uns meses depois do acidente e perguntei-lhe como estava da clavícula ao que ele me respondeu que ia bem, fazendo fisioterapia e que "com a PowerBalance vai ainda melhor."
Desconhecia o que era a PB e ele disse-me para ir ver à net. Fui e parecia-me realmente algo saído de um MelgaShop, muita "bullshit", muita banha-da-cobra.
Mas ele disse-me que, se quisesse podia experimentar ali a dele e perguntou-me logo se eu tinha alguma "mazela" que me provocasse dor ou que me impossibilitasse de fazer algum movimento.
Na realidade tenho uma "mazela" bem chata no ombro esquerdo que me impossibilita de levantar o braço mais que 90° sem uma dor fortíssima e debilitante. Antes de pegar na pulseira, experimentei levantar o braço mais uma vez sentindo de imediato a dor que esperava.
Sem qualquer expectativa, peguei na pulseira e levantei o braço. Não! Não pode ser... Quase nenhuma dor. Espera lá... larguei a pulseira e levantei novamente o braço. De novo senti a dor usual. Voltei a pegar na pulseira e pude, de novo, levantar o braço quase sem dor. Não podia acreditar no que se estava a passar... mas quando tinha a pulseira a dor diminuía para uma quase inexistência.
Quando experimentei isto, juro que estava convencido que a pulseira não passava daquilo que agora a acusam: uma fraude. Portanto, não estava condicionado por nenhum factor de fé ou puramente psicológico. Se assim fosse creio que iria falhar uma vez que, como pessoa lógica que sou, toda a explicação que ouvi/li sobre o funcionamento da PB me pareceu uma valente fantochada.
Ainda fiz os outros testes que apareciam no site da PB e em inúmero vídeos do Youtube que incluíam experiências de equilíbrio, flexibilidade e força. As que mostravam maiores alterações foram as de equilíbrio e de força mas eu nunca fui muito flexível e agora, com quase 40 anos e muito em baixo de forma, ainda menos ;-)

Mas pronto, fiquei convencido. Pelo menos tirava-me a dor do ombro e isso para mim bastava. Comprei uma pulseira para mim (e outra para a minha esposa) e tenho-a usado desde então quase diariamente.
Por vezes perguntam-me o que é isso que estou a usar ou, para quem sabe o que é, perguntam-me se isso dá algum resultado ou simplesmente confirmam que é bom ou escarnecem. Portanto, toda uma panóplia de reacções possíveis.
Como sou formador e tenho contacto com muitas pessoas com as quais ganho alguma confiança, por vezes durante os intervalos das formações fazia os "testes" aos alunos que se mostravam interessados (e até fiz a alguns colegas).
Visto que muitas pessoas diziam que era só "banha-da-cobra" ou que era psicológico decidi fazer alguns testes "cegos". Ou seja, fazer os testes a pessoas que eu conhecia (tinha de haver alguma confiança para me deixarem fazer estas coisas, não é?) mas sem saberem do que se tratava.
Assim, decidi fazer o seguinte:
Coloquei a pulseira dentro de um daqueles "ovos" amarelos do Kinder Surpresa.
Num "ovo" igual, coloquei um placebo (alguns elásticos para criar um peso semelhante ao da pulseira).


Efectuei os testes sem que as pessoas segurassem em qualquer um dos "ovos". Repeti os testes várias vezes – sem os "ovos" – porque muita gente diz que as pessoas fazem o teste sem a PB e quando repetem o teste com a PB já estão preparados e reagem de maneira diferente.
Depois deixei as pessoas escolherem aleatoriamente um dos "ovos" (nem eu sabia qual continha a PB) e voltei a efectuar os mesmos testes.
Depois pedia às pessoas para segurarem no outro "ovo" e repetia os testes.
Quase em 100% das vezes, ouve alterações (mais equilíbrio, mais flexibilidade, mais força) quando o "ovo" que seguravam era o que continha a PB (no fim abriam-se os "ovos" para verificar o conteúdo).
Digo quase em 100% das vezes porque, por vezes, havia alguma melhora (um pouco mais de equilíbrio, um pouco mais de flexibilidade, um pouco mais de força) quando o "ovo" segurado era o que continha os elásticos. Nunca era tão evidente como com o "ovo" que realmente continha a PB mas havia alguma diferença nos resultados, quando comparados com os testes efectuados sem qualquer "ovo".
Portanto, talvez exista de facto algum factor psicológico mas os efeitos obtidos não se podem explicar com um factor EXCLUSIVAMENTE psicológico.
Sinceramente estou-me a borrifar para o modo como é que PB funciona. Acho perfeitamente possível e até lógico que exista um factor psicológico. Esse factor psicológico (que é o que permite que os placebos funcionem) não explica o facto de a PB continuar a alterar o equilíbrio/flexibilidade/força das pessoas testadas que NÃO SABEM O QUE ESTÃO A USAR. O que eu sei é que há alterações. No meu caso, para muito melhor, uma vez que me aliviou uma dor forte e debilitante.
O que eu acho mais interessante é que a maioria das pessoas que dizem que tudo isto é uma treta e que não passa de uma fraude se RECUSEM A FAZER OS TESTES. Digam o que disserem, o facto de se recusarem a fazer os testes só prova que têm receio de ter de admitir que alguma coisa realmente acontece. Se tivessem realmente seguras do que afirmam, não teriam qualquer problema em efectuar os testes para provar que com ou sem a PB, os resultados seriam os mesmos.

Criticar é fácil. De facto, é tão fácil e, aparentemente, tão divertido que quase se tornou um lugar comum entre os humanos o acto de criticar ou escarnecer simplesmente porque... sim.
Se criticam ou escarnecem de algo, ao menos tenham a legitimidade e a coragem de provar que a vossa opinião é tão fundamentada quanto aquela das pessoas que estão a criticar ou escarnecer. Quem aponta o dedo sente-se superior mas quando se recusam a provar por A mais B que realmente têm razão para se considerarem superiores, apenas acabam por provar, também por A mais B que não o são e, além disso são cobardes.
Mantenham o espírito aberto, não julguem sem fundamentos e, acima de tudo não "emprenhem pelos ouvidos".